Chá em Portugal

Chá premium em Portugal, distribuição chá em Portugal, marca portuguesa de chás

Português  English  Français  Français

Chá em PortugalExistem mais de 3000 variedades de chá, cada um com as suas características específicas, mas todos os chás provêem da planta Camellia Sinensis (nome científico). 
Esta planta é cultivada principalmente em climas tropicais e subtropicais. Entre os maiores produtores destacam-se países como a China, Índia, Japão, Indonésia, Vietname e Quénia.

Chá em Portugal.

Chá preto, verde, oolong, branco, amarelo e pu-erh são as principais categorias de chás, todas provenientes de uma só planta mas elas são processadas de forma diferente para atingir diferentes níveis de oxidação.

O chá preto é produzido através de folhas intensamente oxidadas ao contrário do chá verde, ou branco. É por isso um chá forte em aromas e em cafeína. A sua cor é mais escura que os outros chás.

O processamento de chá verde é semelhante do chá branco, mas as folhas são muito menos ou quase nada fermentadas. Depois de arrancar as folhas, são (por vezes) postas a secar durante 8 a 24 horas, permitindo que a maior parte da água se evapore. Com o objectivo de neutralizar as enzimas evitando a oxidação, as folhas são cozidas a vapor. Depois as folhas são enroladas em diversas formas e extensões. Uma vez que quase não ocorreu a oxidação, o chá tem uma aparência mais verde. Contém um teor de cafeína muito reduzido e as suas propriedades medicinais são conhecidas pela generalidade da população.
 
O Chá oolong é conhecido como um chá parcialmente oxidado, isto é, situa-se entre o verde e o preto em temos de oxidação das suas folhas. É produzido através de um processo único: as folhas devem murchar sob um sol forte e a oxidação é feita antes de enrolar e torcer as folhas. Tem um sabor semelhante ao chá verde, mas é um chá encorpado como o chá preto.

O chá branco é um chá levemente oxidado (por vezes nada) proveniente de folhas ou penugem muito jovens. Geralmente cresce na província de Fujian, na China, a sua colheta acontece nos primeiros 2 dias da primavera. É um chá leve e doce, caracteriza-se por uma cor bastante clara.

O chá amarelo é uma raridade de Anhui, Sichuan e Hunan províncias na China. É um chá muito refrescante, o seu processo de oxidação é similar ao chá verde, mas com uma fase de secagem mais lenta.

Pu-erh é uma variedade de chá pós-fermentado, muito típico da província de Yunnan, China. Este é um tipo de produção para folhas com mais maturidade e que passam por um processo de fermentação, após as folhas serem secas e laminadas.

Todas as outras ervas ou folhas de arbustos, colhidas e secas, designam-se de tissanas. Por vezes são misturadas com flores e frutos, aos quais chamamos infusões de frutos.
Os chás também são misturados com flores, frutos e ervas, aos quais devemos designar de chás aromatizados.

Este é o resultado da Kushbu Tea, experimente os nossos chás aromatizados...

Chá em Portugal. Chá premium em Portugal, marca portuguesa de chás, distribuição chá em Portugal.

Som